Análise Swot
4 - Pontos Fortes e Pontos Fracos (Ambiente interno)
4.1 – Clima Organizacional:
Percebeu-se, na referida empresa, um excelente clima organizacional. Os funcionários, ao mesmo tempo em que se utilizam de bom humor, produzem de forma organizada e ágil. Naturalmente que há momentos de estresse, nos quais a tensão ocorre, porém, nos momentos observados, todos conseguiram manter o profissionalismo.
4.2 – Recursos Humanos:
Este é o ponto a ser melhorado. Vê-se que todos os funcionários são competentes, porém, existe ainda uma deficiência no tocante a vendedores. Existe uma preocupação constante em função deste problema, e, ainda sim, poucas ações efetivas foram tomadas. Isso se dá por conta da faltas de um plano de atribuições de cada funcionário. Fica bem clara a conclusão de que aumentar o número de vendedores capacitados e competentes é a chave para alavancar o crescimento da empresa.
4.3 – Marketing:
Observou-se um plano bastante efetivo de divulgação do serviço, porém, a área de atuação da empresa é muito extensa para o número de vendedores. Nesse sentido, conclui-se que não há problemas desta natureza. Outro ponto a se destacar, é a criatividade e agilidade no processo de criação de ações de marketing.
4.4 – Financeiro:
A distribuição parece bem justa e honesta. Este, claramente, é um ponto forte, mas existe também um problema sério de origem idônea. Na tentativa de premiar, às vezes, regras são mudadas depois do combinado, o que por vezes provoca comportamento anti producente. Falta um pouco de organização, em relação ao comissionamento.
5 – Ameaças e oportunidades (Ambiente externo)
5.1 – Ramo de negócios:
Com um mercado rotativo e crescente, o ramo da educação torna-se atraente para o investidor, porém, há que se ressaltar a necessidade de conhecimento detalhado acerca do negócio. São muitos aspectos a serem contemplados nesse processo. Não bastassem as legislações habituais, este ramo ainda conta com uma série de pormenores que podem trazer sérios problemas futuros. Outro aspecto importante é o biblioteconômico. Por se tratar de uma instituição de ensino, conta com a emissão de documentos, e estes devem ser arquivados com muita organização, haja vista que um aluno formado pode requerer uma segunda via de seu diploma após 30 anos de retirada a primeira.
5.2 – Cenário econômico e Concorrentes:
Atualmente, a concorrência, neste ramo, é violenta e rápida, isso faz com que o administrador seja cauteloso, perspicaz e ágil. Conclui-se que fechar contratos e parecerias é a chave para o sucesso no ramo da educação.
5.2 – Tendências Sociais:
Por estar localizada na periferia, pode-se notar claramente a busca pela especialização. É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais estreito no tocante a vagas braçais, nesse sentido, percebe-se uma corrida pelo conhecimento. Também devemos levar em conta o fator custo e proximidade, haja vista que a instituição encontra-se bem próxima dessas pessoas e o preço é acessível como nunca foi, na história do Ensino Superior.
5.3 – Mudanças Tecnológicas:
Este é o enfoque mais importante desta análise. Por se tratar de um pólo universitário especializado em EaD, a tecnologia é fator preponderante nesse negócio. Com o advento da internet e a evolução das plataformas de ensino, bem como, a evolução das dinâmicas de trabalho, a EaD se tornou uma realidade e de qualidade indubitável. Naturalmente que há péssimas instituições, assim como as presenciais, mas este não é o argumento, haja vista que, estamos discutindo de empresas sérias. Outro ponto relevante para o sucesso é a união da interface hiper facilitada com o crescimento natural da noção de informática das pessoas. Portanto, conclui-se que, já nos encontramos numa era tecnológica e esse negócio depende da tecnologia.
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